Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje iremos falar sobre museus e mais precisamente o Museo del Prado, ou Museu do Prado.
O Museu do Prado fica situado na cidade de Madrid, capital da Espanha e é o mais importante do país. Foi inaugurado em 1819 e abriga valiosíssimas coleções, entre elas de pintura e escultura.
Fachada principal do Museu do Prado
O objetivo deste post é citarmos algumas das mais importantes obras de seu acervo e que são datadas do século XV ao século XVIII.
A primeira obra é El descendimiento, ou A deposição da cruz , por Roger Van Der Weyden.
A tela foi produzida por volta de 1443 e possui 204,5 x 261,5 cm. A técnica usada é óleo sobre tela e foi encomendada para a Capela de Nuestra Señora de Extramuros, onde ficou por mas de 100 anos, que foi fundada no século XlV, vendida no ano de 1798 e demolida pouco depois. De tema religioso, pertence ao estilo gótico, onde domina a pintura flamenga do século XV.
Um fato curioso é que na composição da obra, a horizontalidade é cortada pela verticalidade,assim formando uma cruz, significando a angústia, agonia e sofrimento; sentimentos bem retratados na obra, onde a Virgem Maria, Nicodemos e Maria Madalena choram desamparados pela morte de Jesus.
A próxima obra é As meninas do espanhol Diego Rodríguez de Silva y Velázquez.
Em redor da princesa estão as damas de companhia, guardas, acompanhantes, dois anões e até um cão.
O Museu do Prado fica situado na cidade de Madrid, capital da Espanha e é o mais importante do país. Foi inaugurado em 1819 e abriga valiosíssimas coleções, entre elas de pintura e escultura.
Fachada principal do Museu do Prado
O objetivo deste post é citarmos algumas das mais importantes obras de seu acervo e que são datadas do século XV ao século XVIII.
A primeira obra é El descendimiento, ou A deposição da cruz , por Roger Van Der Weyden.
Um fato curioso é que na composição da obra, a horizontalidade é cortada pela verticalidade,assim formando uma cruz, significando a angústia, agonia e sofrimento; sentimentos bem retratados na obra, onde a Virgem Maria, Nicodemos e Maria Madalena choram desamparados pela morte de Jesus.
Por último, podemos observar no canto inferior esquerdo a iconografia de uma caveira, que representa a morte.
A próxima obra é As meninas do espanhol Diego Rodríguez de Silva y Velázquez.
Finalizada no ano de 1656, é uma obra de grandes proporções. Possui 318 x 276 cm e foi utilizada a técnica de óleo sobre tela. É uma obra complexa e enigmática, que permite diversos pontos de vista.
É um retrato da Infanta Margarita, a filha do rei Filipe IV, e sua segunda esposa Mariana da Áustria. A pequena Infanta é retratada no centro por ser a herdeira do trono espanhol na data, já que seu irmão mais novo, que viria a acender o trono, ainda não havia nascido.
Podemos observar ao fundo um espelho, onde reflete a imagem do rei Felipe IV de Espanha e sua segunda esposa, Mariana de Austria.
Ao fundo, podemos ainda reparar na figura de um homem segurando uma paleta de tintas. Acredita- se que seja um auto retrato de Velázquez.
A próxima obra é La anunciación, de El Greco.
Não se sabe o ano exato da finalização, mas está entre 1570 - 1572. Tem dimensões de 26,7 x 20 cm e foi feita com a técnica do óleo sobre tela. De caráter religioso, representa o momento em que Maria aceita os desígnios divinos transmitidos pelo arcanjo Gabriel.
A próxima obra é La virgen con el niño entre dos santas, de Bellini.
Também de caráter religioso, a tela datada no ano de 1490, aproximadamente. Com dimensões de 77 x 104 cm, foi realizada com a técnica do óleo sobre tela.
Nela, são retratados a Virgem Maria com o menino Jesus nos braços e duas santas, uma de cada lado. A santa da esquerda pode ser identificada como Santa Catarina e a da direita como Santa Úrsula ou Santa Maria Madalena.
Por último, temos a obra de Albert Durrer, Retrato de hombre.
Finalizada no ano de 1521, possui dimensões de 50 x 36 cm e foi utilizada a técnica de óleo sobre tela.
Retrata um personagem desconhecido, no qual Durrer o situa diante de um fundo escuro, no qual se aprecia também tons azuis. Um foco também é sua mão, na qual segura um papel enrrolado, ao qual pode explicar sua posição social.
Este post foi desenvolvido pelas alunas Andreza Cinthia e Letícia Serrano do segundo período de arquitetura e urbanismo do centro universitário Facex.
bibliografia:
https://www.museodelprado.es/coleccion/obra-de-arte/el-descendimiento/683e1628-ba9c-4a1d-b906-6edb26347256?searchMeta=el%20descendimiento
https://www.museodelprado.es/coleccion/obra-de-arte/las-meninas/9fdc7800-9ade-48b0-ab8b-edee94ea877f?searchMeta=las%20meninas
http://www.arteeblog.com/2016/04/analise-de-las-meninas-de-diego.html
http://estoriasdahistoria12.blogspot.com.br/2013/06/as-meninas-de-diego-velasquez-analise.html
https://www.museodelprado.es/coleccion/obra-de-arte/la-anunciacion/0e31a4de-bf19-4e4d-8977-f61ca8211dea?searchMeta=la%20anunciacion%20el
https://www.museodelprado.es/coleccion/obra-de-arte/la-virgen-con-el-nio-entre-dos-santas/7697e7d4-cc47-4331-bfd8-3b83a7cfc0cd?searchMeta=la%20virgen%20con%20el%20nino%20entre%20dos
https://www.museodelprado.es/coleccion/obra-de-arte/retrato-de-hombre/1a4143f3-40ca-49f8-b27b-c232a80ab6dd?searchMeta=durero%20retra
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