Páginas

4 de set. de 2017

Diferenças entre Idade Média x Idade Moderna


                                   Idade Média

     A Idade Média foi um período da história da Europa que durou aproximadamente um milênio ( 476 DC - 1453 DC ).
     Em um período onde a igreja possuía total influência sobre a sociedade, a arte desse período foi, de certa forma, bastante afetada.
      Na arte medieval, podemos encontrar três distintos estilos artistícos: o bizantino, o românico e o gótico, porém hoje iremos falar somente da arte românica e gótica.


Arte românica

    A Arte Românica surgiu, mais precisamente, na Alta Idade Média (entre os séculos XI e XIII).
     O termo “Românico” está intimamente relacionado com às influências do Império Romano, que dominou durante séculos quase toda a Europa Ocidental.

Arquitetura

Na arquitetura românica, a horizontalidade nas construções foi uma das principais características. Ou seja, não eram estruturas muito altas. 














http://fotos.sapo.pt/a7u88Zgs55DyZFpUnZha/s320x240



Pintura

   Temas bíblicos e religiosos marcam a pintura românica. Geralmente, essas pinturas adornavam as igrejas e catedrais da época.   Era utilizada a técnica do afresco, onde eram produzidas sob a parede úmida. Feitos em cores vivas e fortes, eles preenchiam as paredes dos templos  religiosos 
 http://peintures.murales.free.fr/fresques/Espagne/Catalogne/museo_nacional/col_romanic_intro_2_big.jpg

Escultura
    Da mesma forma que na pintura românica, as esculturam românicas eram produzidas para adornar os locais sagrados. Eram esculturas antinaturalistas e normalmente representadas por figuras entalhadas nas paredes das igrejas.  Alguns relevos também enfeitavam as fachadas.
 https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRCipxPzWMQIYtzHdAFnto50YwraU3MqBGSQVVuAXLSLDTnFKbS

O gótico
   Posterior ao românico, surge o estilo gótico.   A Arte Gótica foi uma expressão artística da Baixa Idade Média (século XII) e que frutificou até o Renascimento.
Arquitetura
    Na arquitetura, o gótico esteve marcado pela verticalidade e monumentalidade de suas construções. O arquitetura gótica muitas vezes é referido como A arte das catedrais, justamente por  ser maioritariamente representado em catedrais, basílicas, igrejas e mosteiros.


Principais características da arquitetura gótica:

 - Sustentação estrutural através de arcobotantes (suportes construídos na parte de fora da construção).
 - Presença de abóbadas e arcos com formato ogival.
 - Planta arquitetônica com formato de cruz latina.
 - Vitrais com temas religiosos, principalmente nas catedrais. A iluminação era também obtida com a presença de grandes janelas.
 - Presença de torres pontiagudas e esguias. A verticalidade está ligada a concepção teológica de que o homem está em busca do contato com Deus.


Catedral de Milão   https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/70/Milan_Cathedral_from_Piazza_del_Duomo.jpg/300px-Milan_Cathedral_from_Piazza_del_Duomo.jpg
A pintura

    Contrastando com o a pintura bizantina e românica, a pintura gótica apresenta característica mais realista. Normalmente tratavam de temas religiosos. A pintura gótica foi aperfeiçoada com a pintura à óleo, o que permitia o artista misturar cores, já que a tinta demorava a secar.   











http://www.oceansbridge.com/paintings/museums/louvre/big/Jan_Van_Eyck_circaXXThe_Madonna_of_Chancellor_Rolin_circa_1435.jpg


A escultura

   A escultura gótica está intimamente ligada à arquitetura por ser uma arte que enriquecia as construções. Na Idade Média, a taxa de analfabetismo era muito elevada e por este motivo, a escultura presente nas igrejas tinha um valor didático, já que elas representavam passagens bíblicas.




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7ORtPsZhEXF66IT-DLfA37tdo3zBb1JuZwOqSXRT788PNk3s0B1QxSEOXTpL2xm8UblIsz5lJ-DdYlqYrhLKIPahOks34I9W1SFyxgeTZEhO2BiTF4EEiwyYV1dPml4knfDNAOMuwdSE/s1600/Escultura-Gotica-Imagem.jpg



                        Idade Moderna


       Posterior à Idade Média, veio a Idade Moderna, que durou três séculos ( XV - XVll ). Nesse período, temos como principais acontecimentos:
  • O Renascimento
  • Expansão Maritíma
  • Criação do sistema colonial
  • Perca da influência da Igreja
  • Revolução Francesa
O Renascimento
    O Renascimento, foi um dos movimentos que mais influenciou a arte moderna. E não só a arte, mas também nas áreas científicas, filosóficas, literárias, urbana e comercial.
Arquitetura Renascentista
     Foi um movimento artístico que surgiu na Itália, mais precisamente em Florença, no século XlV, e espalhou-se por toda Europa nos séculos XV e XVl.
    Os arquitetos renascentistas mais conhecidos foram: Leon Battista Alberti, Andrea Palladio e Michelangelo Buonarotti. 

 Características da Arquitetura Renascentista
  • Simplicidade nas construções
  • A construção de fortalezas (funções militares)
  • Arcos de volta-perfeita
  •  A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas






http://img.paraviagem.com.br/uploads/2014/03/visita-basilica-s%C3%A3o-pedro-001-694x250.jpg

A pintura renascentista

   No geral, os pintores da renascença procuravam reproduzir em suas obras a realidade, sob a influência do ideal de beleza grego. O espírito clássico, a ordem e as formas simétricas são traços marcantes da pintura renascentista.
   A pintura renascentista inovou-se com a descoberta da perspectiva, que permite abordar o espaço e a luz de maneira realista. Além disso, a nova técnica da pintura a óleo possibilitou novas associações e graduações da cor.








A escultura renascentista

   Foi no Renascimento em que a escultura deixou de estar ao serviço do sagrado e adquiriu autonomia. 
       O aprofundamento do estudo da anatomia humana permitiu uma melhor representação do corpo humano, com rigorosos cálculos das proporções. 
  Juntamente com o sistema de proporções, a perspectiva geométrica modificou completamente o trabalho dos aristas.
  
 Características da escultura renascentista

- Deixa de representar apenas o sagrado


- Deixa de ser apenas um ornamento de edifícios


- Recupera a representação do nú



























  Este foi um texto produzido pelas alunas Cinthia Melo, Letícia Serrano, Fernanda Cintia Marina Morena e Tainara, alunas de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Facex de Natal-RN.
bibliografias: 

  Livro A arte medieval por ÉLIE FAURE

 https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-renascentista/renascimento/

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/renascimento-as-fases-do-movimento-e-a-pintura.htm

 https://historiacvmsp.wordpress.com/2013/05/13/a-historia-do-renascimentopinturaesculturacienciamedicinaarquiteturaliteratura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário